seja bem-vindo


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O blogger na escola

   
      Blog é uma maneira de realizar um registro na Internet, consiste em uma versão eletrônica do diário, aquele que as meninas costumam escrever algo pessoal. Atualmente o blogger vem sendo utilizado como método pedagógico  , seu uso consiste em espaços colaborativos de produção de conhecimentos, os conteúdos são atualizados diariamente  , o que possibilita utiliza-lo na escola como meio que desenvolve a escrita e a leitura.
  São varias as possibilidades de estar utilizando  o blog pode ser utilizado na escola como estratégia importante no desenvolvimento da aprendizagem, pode estar sendo utilizado também para ser o portal de comunicação entre a escola e os alunos, na divulgação de eventos, o blogger permite que o aluno vá além do que são produzidos na sala de aula, os alunos podem desenvolver pesquisas, vídeos, podem também estar construindo todo o material junto com o professor.
    Segundo Richardson (2006), o blogger é uma ferramenta democrática que suporta vários estilos de escrita e podem favorecer o desenvolvimento da competência em determinados tópicos quando os alunos focam na leitura e escrita num tema. Um blog pode ser uma estratégia para promover pensamento crítico e analítico, promover o pensamento criativo, intuitivo e por associativo, ensejar o pensamento analógico, combinar o melhor da reflexão individual, solitária com a interação social aumentar as possibilidades de acesso à informação de qualidade e combinar o melhor da reflexão individual, solitária com a interação social.
    Para (EIDENEUROLEANINGBLOG, 2005), num exercício da inteligência coletiva Os blogs, como de maneira geral os recursos mais novos da Internet, não surgiram para a escola. Mas nos parece uma obrigação dela, por seus professores e gestores, pensar em alternativas de seu uso na educação escolar.
  Por conta de professores que pensam e fazem diferente, se propondo a tentar/testar novas alternativas de educação, em especial com o uso das tecnologias digitais, vão surgindo experiências ricas combinando essas tecnologias com formas de educação que exigem alunos autores, ativos, saindo da passividade que tem sido uma marca da escola.
 (FRANCO, 2005) diz que alguns professores criam blogs comunitários para registros– diários– de projetos em andamento, para que alunos organizem como que jornais instantâneos, com notícias em temas que estão sendo estudados na sala de aula. 
   Os blogs educacionais são vistos por Glogoff (2005) como uma ferramenta instrucional centrada na aprendizagem. Como atividade centrada nos alunos, os blogs permitem a eles construir capacidade de atuarem tanto individualmente como em grupo, atributos que hoje são reconhecidos como importantes essenciais para as pessoas na sociedade contemporânea. Como exercício de escrita os blogs possibilitam o efetivo exercício de todas as etapas que a caracterizam, como o rascunho, a edição, a organização, a pré-escrita, a leitura da prova, a publicação e a revisão. Os alunos podem– ou devem - inicialmente produzir rascunho dos seus “posts”.


Referencia bibliográfica
Imagem disponível ,smedaraucaria.blogspot.com
Blogger e educação
SIMÃO PEDRO P. MARINHO 
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário